quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

De viver...

Você mantém-se observando de longe...

Por que sabemos, de ver e viver, que assim é mais fácil. Tentar fazer algo é sempre mais difícil, enxergar o que não está à frente dos olhos não é tarefa das mais fáceis. Quando somos desafiados pelos dias da labuta é que percebemos que o bom do bem nem sempre é tão valoroso, a recompensa nem sempre vale o esforço.

Não é simplesmente o fato de que vocês não queiram fazer o bem, eu também não quero, vocês até que fazem o bem em certa medida, eu também o faço em alguma medida; o que me intriga é justamente o ‘mau’ que é feito, todos os dias, por todas as pessoas. Uns cometem e outros acusam, uns fazem o que é bom na ânsia da recompensa, mas o que há de bom em fazer o bem? E o que se vê de mal em ser mau? E por que você está com essa cara ‘má’ agora ao ler essas coisas?

São sempre os dois lados da mesma moeda...

Tanto que seria pedir/exigir demais que com nossos olhos de cabestro, conseguíssemos a façanha de olhar para um lado a mais do que o único que podemos ver. Acontece que é tão mais fácil se juntar a outros com uma alma parecida com a sua, em caminhos já pré-dispostos e simplesmente segui-los, isso parece ser tão 'bom'.

É tão honesto acusar o policial que agride o jovem negro e estudante, que faz um protesto com um discurso que não é seu, que sequer compreende pelo que luta ou por quem, sabe apenas que precisa fazê-lo, “Lutar sempre!”, ambos querem mudar o mundo, ambos tem um caminho a seguir. São dois lados, uma moeda, qual o lado do 'bem'?

O que eu espero que você, amigo leitor (ou talvez inimigo), possa perceber é que não se deve fazer o que eu aqui estou propondo, não vá enxergar os dois lados da moeda, não vá tentar percorrer quatro caminhos com duas pernas. Trate de cuidar-se e manter-se focado no seu, seja ele honesto ou não, seja ele bom ou mau. Viva, e é tudo o que você tem para fazer.

5 comentários:

  1. 'E o que se vê de mal em ser mau?' 'qual o lado do 'bem'?' 'seja ele bom ou mau.'

    me lembrou Além do bem e do mal [Nietzsche]xD

    ResponderExcluir
  2. O embate ético/político tambbém faz parte da vida: comparar as ações alheias com as suas e ver seus efeitos na sociedade, se positivos ou negativos.

    "Lutar sempre" pode ser o mantra de um lado. E do outro? "Estudante=baderneiro", "Negro de dread=maconheiro vagabundo"? Qual o lado do bem? Qual afeta mais pessoas por critérios estapafúrdios?

    Talvez o conceito de "bem" deva ser aplicado à situação pretendida. Você quer ir pro céu? Você quer evitar que alguém queira se vingar de você por algum motivo? Você quer apenas seu prazer e a empatinha que vá à casa do c...hapéu? As "boas ações" dependerão da resposta a essas perguntas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, moça, isso tem cara de bravata nietzscheana. Deixemos a terra para os super-homens.

    ResponderExcluir
  4. Serei bastante desleixado.

    O cara quer o bem, a piveta não quer.
    O cara tá nem aí, a piveta quer.
    O cara apronta, ela quer mais.
    O cara diz pra ela que tem um cara ferrando com a vida dela, ela diz que o que ela sente por ele é de verdade.

    Isso aí foi o Nítie sacou, que ele não sabia jogar com as piveta, e que todo jovem saca e se identifica. aheoiaheoiaheoiehoiaheoihaeoi

    ResponderExcluir
  5. Isso é Goethe, cara! Mas também pode ser Pedro, Paulo, Carlos, Everton, Ari, Tiago...

    ResponderExcluir